Descrição do Curso
- Revisão de programação estruturada (linguagem C);
- Motivação: limitações do paradigma estruturado;
- Conceito de classe, objeto, abstratação;
- Recursos sintáticos de C++ para POO;
- Encapsulamento e interface (modificadores de acesso);
- Herança e reaproveitamento de código;
- Polimorfismo e métodos virtuais;
- Templates e sobrecarga de operador (programação genérica);
- Utilização de compilares;
- Ambiente de desenvolvimento: configuração e utilização;
- Evolução da linguagem C++ (novas revisões e standards);
- Gerenciamento de grandes projetos de software (build tools).
Objetivo
Permitir ao participante a compreensão dos conceitos relacionados à Programação Orientada a Objetos (POO) e capacitá-lo a desenvolver soluções para sua área de atuação utilizando os conceitos e ferramentas apresentados.
Justificativa
O domínio de linguagens que utilizam conceitos de POO é uma competência relevante para projetos de computação aplicada no setor produtivo. Desse modo, a familiarização do aluno com este paradigma lhe abre diversas oportunidades de colocação no mercado de trabalho.
Ementa
- Instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento;
- Conceitos de linguagem de programação;
- Revisão de linguagem C;
- Conceitos de orientação à objetos;
- Encapsulamento;
- Herança;
- Polimorfismo;
- Composição;
- Biblioteca padrão (STL);
- Aplicações de linha de comando (CLI);
- Namespaces;
- Sobrecarga de função e operador;
- Exceções;
- Templates;
- Estruturas abstratas de dados;
- Pré-Processador;
- Utilização de bibliotecas de terceiros (third parties);
- Opções de compilação e linkagem.
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Fone: (16) 3371-2020[/servicesbox]
Instrutor
Eng. MSc. Henrique Garcia
Graduado em Engenharia Mecatrônica – EESC – USP
Mestre em Engenharia Mecânica – EESC – USP
Doutorando em Engenharia Mecânica – EESC – USP
Instrutor
Eng. MSc. Leonardo Consoni
Graduado em Engenharia Mecatrônica – EESC – USP
Mestre em Engenharia Mecânica – EESC – USP
Doutorando em Engenharia Mecânica – EESC – USP