Análise Térmica (TG, DTA e DSC)

Inscrições encerradas! 

    • DURAÇÃO: 03 dias
    • CARGA HORÁRIA: 18 horas
    • PÚBLICO-ALVO: Estudantes, Profissionais da área: de fármacos, polímeros, materiais, ind. de processos e afins. Não é necessário conhecimento prévio das técnicas termoanalíticas.

 

OBSERVAÇÃO:

Imprescindível apresentação dos seguintes documentos (a entrega poderá ser feita via correio ou pessoalmente no dia do curso):

– Ficha de inscrição e contrato de adesão assinado;

– 01 cópia da carteira de Identidade – RG;

– 01 cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.

ATENÇÃO: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NÃO SUBSTITUI O CPF E RG.

Perderá direito à vaga o candidato que: – Não apresentar todos os documentos exigidos para matrícula.

Participarão desse curso somente as pessoas que entregarem rigorosamente todos os documentos exigidos no prazo estabelecido, sendo essa a vinculação legal do aluno ao curso.

No ato da matrícula, os candidatos receberão um boleto, referente ao curso. A matrícula estará EFETIVADA somente após a baixa desse boleto no banco de dados, o que ocorre no dia útil seguinte ao pagamento.

Matrícula de aluno estrangeiro: A matrícula de alunos estrangeiros, portadores de visto permanente, será feita mediante a apresentação do R.N.E (Registro Nacional de Estrangeiro), desde que o término do curso escolhido se dê dentro do prazo de validade de sua estada no Brasil. Caso o aluno não tenha R.N.E, deverá apresentar-se à Secretaria da FAFQ, munido da ficha de inscrição preenchida e assinada, uma cópia com tradução juramentada do diploma e uma cópia do CPF, para fins e orientações e liberação de matrícula. O aluno estrangeiro deverá ter obrigatoriamente “visto de estudante”. Não serão aceitos alunos estrangeiros com “visto de turista”.

Em qualquer outra situação não comtemplada nos itens anteriores, deverá ser consultada a Diretoria Administrativa da FAFQ pelo e-mail: cursos@fafq.org.br.
CADASTRO Cadastra-se em nosso site e receba mensalmente, por e-mail, informações sobre cursos em oferecimento.
  • DATA: 
  • LOCAL:  ComSchool – Av. Paulista, 2006-18º andar / São Paulo – SP
  • INVESTIMENTO: R$ 500,00

As técnicas termoanalíticas compreendem um conjunto de técnicas instrumentais de análise, que acompanham variações em uma determinada propriedade térmica enquanto a amostra é submetida a uma variação controlada de temperatura, seja de aquecimento, seja de resfriamento.

As propriedades físicas medidas vão desde a massa, na termogravimetria (TG), até variações de temperatura, na análise térmica diferencial (DTA) e calor, na calorimetria exploratória diferencial (DSC), além de propriedades mecânicas (análise dinâmico-mecânica, DMA), acústicas (termossonimetria), entre outras.

A aplicação dessas técnicas vem se multiplicando e ganhando interesse em temas como polimorfismo, comportamento térmico e estabilidade térmica, transformações de fase, decomposição, gases evolvidos, entre outros, abrangendo áreas vitais na sociedade contemporânea como fármacos, polímeros, materiais de construção, cerâmicas, e muitas outras.

Esse curso busca apresentar brevemente aspectos históricos, importância da nomenclatura e sua normalização, além de fundamentos teóricos e aplicações das técnicas termoanalíticas mais amplamente utilizadas no Brasil: TG/DTG, DTA e DSC, de forma clara, breve e buscando despertar no aluno possíveis aplicações em sua área de interesse, além de fornecer embasamento nas técnicas e seu uso.

O conteúdo será complementado com a apresentação de instrumentação de última geração, disponível no mercado brasileiro, por parte de representantes das mais importantes fabricantes de instrumentos de análise térmica no mundo.

PROGRAMA:
– Histórico da Análise Térmica no mundo e no Brasil;

– Definições e nomenclatura;

– Técnicas termoanalíticas e suas características gerais;

– Termogravimetria: princípios, fatores que afetam a curva TG e métodos cinéticos;

– Termogravimetria: instrumentação e aplicações, análises de gases emanados;

– Análise Térmica Diferencial e Calorimetria Exploratória Diferencial: princípios, fatores que afetam as curvas DTA e DSC;

– Análise Térmica Diferencial e Calorimetria Exploratória Diferencial: instrumentação e aplicações.

Prof. Dr. Massao Ionashiro

Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Araraquara em 1969. Doutorou-se em Química (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo em 1976. Se tornou Livre-Docente em Química Analítica pelo Instituto de Química de Araraquara – UNESP em 1989. Passou ao cargo de Professor Titular pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP em 1995. Aposentou-se em 11/1998. Atualmente é colaborador junto ao Departamento de Química Analítica do IQ-Araraquara/UNESP. Professor Emérito da UNESP (insígnias recebidas em 2008) e membro Honorário desde de 2006 (The Thermoanalytical Group of the Hungarian Chemical Society awards Honorrary Membership). Atividade de Pesquisa: Atua na área de Química Analítica com ênfase em Análise Térmica, visando a síntese, caracterização e estudo termoanalítico e espectroscópico de compostos de vários íons metálicos, tais como lantanídeos e metais de transição, com ligantes orgânicos e inorgânicos.

Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

 Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1983), Mestre em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado na University of Florida (Gainesville-USA, 1997-1998) e Livre Docente pelo IQSC/USP (2004). Docente do Departamento de Química da Universide Federal de São Carlos (1994-2002). Atualmente é Professor Associado MS-5, Nivel III, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: análise térmica, ensino de química, desenvolvimento de materiais de eletrodo. Foi secretário da International Confederation of Thermal Analysis and Calorimnetry (ICTAC), 2006-2012, Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC/USP, no mesmo período e chefe do DQFM-IQSC/USP. Atualmente é Vice-Diretor do IQSC/USP.

Notícias recentes

Categorias